This blog has been translated into Portuguese.

~~~~****~~~~

J.A. Souza is a former Brazilian legislator and business executive. He is an expert on doing business in Brazil and a member of the Accomplished Executive team at Boardroom Metrics.

~~~~****~~~~

 

 

Profissionais de recrutamento, gerentes de recursos humanos e executivos usam no processo de seleção técnicas avançadas para escolha do melhor candidato. Após testes, entrevistas, reuniões e apresentações, a decisão é tomada para o melhor aspirante ao cargo. A escolha é sempre feita pelo candidato que combine as melhores qualificações e faixa salarial estabelecida, com a descrição da função. Eu tenho observado que no processo de seleção um importante aspecto sobre o candidato não é sempre levado em consideração. É o chamado curriculum oculto. O que é o curriculum oculto? Como pode ser ele avaliado? Quais são suas vantagens e desvantagens?

O curriculum oculto corresponde a características especiais que o candidato transfere para a companhia influenciando membros da equipe, processos, adicionando valor aos negócios. Essa características são únicas e foram absorvidas pelo candidato ao longo da vida. É uma combinação de valores herdados, experiências adquiridas além das atividades profissionais, interações com diferentes grupos, com formação e cultura diferenciada.

O curriculum oculto não pode ser medido. Não está listado nas habilidades profissionais do candidato como experiência adquirida.Profissionais de recrutamento necessitam inferir quais habilidades, valores, símbolos, relações, o candidato poderá trazer para a empresa. Companias estão interessadas em candidatos que possam gerar novas idéias, fazer acontecer, ampliando a cultura corporativa com responsabilidade, comportamento ético e uma fina sintonia para os negócios. Todas estas caracteríticas podem ser consideradas como componente do curriculum oculto.

Empresas tem períodos de variação nas suas performances indo de altos indices para baixos índices e vice versa.  Durante os períodos de alta, não é uma tarefa fácil identificar o bom colaborador ou bom executivo. Quando o time está tendo sucesso, os membros da equipe com baixa performance não podem ser reconhecidos fàcilmente. Eles são camuflados pelos componentes mais ativos da equipe.  Por outro lado, em épocas difíceis  bons colaboradores e bons  gerentes podem ser identificados sem muito esforço, porque eles fazem diferença. Empresas conseguem vencer obstáculos porque podem contar com  bons colaboradores e bons executivos para gerir crises. Neste ponto, colaboradores e executivos com rico curriculum oculto são aqueles que vão além das complexidades liderando processos de revitalizção.

Profissionais de recrutamento, gerentes de recursos humanos e executivos, quando entrevistando candidatos para assumir posições nas empresas, levem em consideração o curriculum oculto.

~~~~****~~~~

Jose may be contacted through Boardroom Metrics at 905-709-4031 or to view more on Jose’s Career profile please visit his LinkedIn page:  http://ca.linkedin.com/in/josemartinezsouza